CCBC inaugura hubs internacionais
A iniciativa proporciona estrutura de soft-landing para internacionalização de empresas canadenses e brasileiras nos dois países
Por Andréa Ciaffone
A atratividade do Brasil para empresas canadenses e do Canadá para as brasileiras é indiscutível. Em praticamente todos os setores da atividade econômica existem oportunidades a serem aproveitadas e sucesso a ser alcançado com a presença em ambos os mercados.
Conceitualmente está tudo bem claro, entretanto, no aspecto prático, começar uma operação em outro país apresenta desafios que vão dos mais prosaicos como a obtenção de um endereço comercial aos mais elaborados como desenvolver networking necessário para gerar negócios. É para resolver esses aspectos típicos do soft-landing das empresas que a CCBC desenvolveu a iniciativa Canada Hub, que funciona como um centro de acolhimento para empresas canadenses no Brasil.
“Atendendo empresários canadenses que desejam atuar no Brasil, percebemos a importância de criar um ambiente feito sob medida para as suas necessidades, e foi assim que surgiu o Canada Hub”, explica o diretor de Relações Institucionais da CCBC, Paulo de Castro Reis. “Muitas vezes a atuação em outro país é algo inédito para as empresas e, por isso, elas precisam do apoio de um parceiro com conhecimento das características e das oportunidades do mercado local. Quando percebemos essa demanda, desenvolvemos esse conjunto de ações que combinam a estrutura física nas nossas sedes e o know-how da CCBC para facilitar a atuação e o desenvolvimento de negócios nos dois países”, explica.
O ponto de partida para a iniciativa é a credibilidade da CCBC, que há décadas se dedica a fazer com que as relações comerciais entre os dois países prosperem. Esse histórico de sucesso proporciona muita tranquilidade para as empresas que estão prestes a fazer um investimento em internacionalização.
O segundo elemento da equação de relevância do Canada Hub é a conveniência. Coisas aparentemente simples como obter um endereço comercial no Brasil – algo que é exigido para dar início à documentação – estão no rol de serviços oferecidos no Hub. Espaço para reuniões e apresentações, gestão de correspondência, secretaria virtual são algumas das facilidades disponíveis. “O que nos distingue de um escritório de co-working é o conhecimento específico sobre as etapas que uma empresa de um dos países precisa percorrer para operar no outro país”, destaca o diretor de Relações Institucionais. “Mais do que atuar como guia pelos caminhos da burocracia, o Hub oferece para a empresa que está chegando toda a integração ao ecossistema do seu setor”, destaca Castro Reis. “Auxiliamos no mapeamento de oportunidades comerciais; recomendamos prestadores de serviços aprovados que estão na nossa rede de relacionamento; e também, alavancamos o networking dos empresários e executivos recém-chegados”, completa.
Outro diferencial importante é o apoio do departamento de Business Development da CCBC, que tem um time especializado em ativar a presença de empresas de um país no outro e que, além de identificar as oportunidades, atua no sentido de criar agendas para que os contatos comerciais evoluam.
A iniciativa é recente, mas vem crescendo rapidamente. O Canadá Hub já está atendendo empresas canadenses como a 3rdi Lab, da província de Saskatchewan, especializada em tecnologia para museus com realidade aumentada e realidade virtual, que acaba de lançar um projeto em parceria com o museu Catavento de São Paulo.
No Canadá, a iniciativa vai se chamar Brasil Hub e seu lançamento está programado para o mês de abril em Montreal. Lá o Hub terá uma característica especialmente atraente: será uma ponte para que as empresas brasileiras possam buscar parcerias com os vários programas de aceleração que existem no Canadá, além de programas governamentais e de associações setoriais.
“É importante deixar bem claro que essa oportunidade é para qualquer tipo de empresa, de qualquer porte ou setor” completa Castro Reis.
Apoio:
Cadastre-se e baixe a nova edição da revista Explore!
Compartilhe: