Amir Hoffmann se autodefine como executivo de vendas e technology evangelist. Hoje com 46 anos, até os 30 ele já tinha viajado a mais de 70 países, sempre para participar de reuniões de trabalho ou capacitar equipes em multinacionais como IBM, Nextel e AT&T. Dessa experiência nasceu a HCS Sales, uma empresa com o mesmo perfil global de seu fundador, que agora amplia sua atuação para a América Latina e passa a incentivar novos negócios entre organizações canadenses e brasileiras.
A HCS Sales conecta profissionais altamente qualificados a corporações que atuam em nível internacional. Esses profissionais na maior parte das vezes terceirizados compõem uma força de vendas selecionada sob o criterioso olhar de Hoffmann e são encaminhados às empresas de acordo com o perfil solicitado para cada projeto. Entre as vantagens, as empresas podem usar o time para vender em países onde ainda não possuem um endereço fixo. A estratégia é ideal para iniciar projetos de expansão.
“O conceito da HCS não é limitado pela geografia. A gente inclusive se concentra primeiro em encontrar os perfis adequados em uma região para depois prospectar os clientes. Esse processo funciona muito bem. Há uma empresa por exemplo que usa nossos serviços em sete países diferentes”, conta o executivo, que já promoveu cursos e seminários para mais de 7 mil gestores de todos os níveis nas cidades por onde passou.
Outro benefício da terceirização é a rápida substituição de um profissional caso o perfil do projeto se modifique em algum momento, ou o profissional não se adapte a determinado trabalho. A HCS Sales tem processos ágeis de contratação, dá acesso a um cadastro exclusivo de currículos seniores e é puramente focada em vendas. “Operamos como um hub em que nossos mais de 100 parceiros trocam leads, contatos e experiências, abrindo um caminho ainda mais efetivo para aumentar sua produtividade”, explica Hoffmann.
O foco dos parceiros da HCS Sales é a Tecnologia da Informação. Como essa é uma área presente em diversos setores a empresa atende a um portfólio de indústrias diversificado, como automotiva, seguros e telecomunicações. Sua força de vendas comercializa equipamentos e softwares empresariais, incluindo softwares para sistemas de negócios (Business Support System), Operational Support System, Mobile Advertisement, Mobile Payment, entre outros.
Os benefícios da relação entre Brasil e Canadá
Hoffmann acredita no potencial do Brasil como uma excelente porta de entrada para a HCS Sales na América Latina. A ideia é alcançar empresas canadenses atuando no país e empresas brasileiras em operação no Canadá. A chegada da HCS Sales está sendo liderada pela advisory Lara Dubugras, com sólida experiência em gestão de vendas internacionais e desenvolvimento de negócios.
Na visão de Hoffmann, diversas empresas sediadas na América do Norte – as do Canadá inclusive – oferecem tecnologias e serviços geralmente muito bem recebidos em outros países. Seu objetivo agora é ajudar a expansão dessas empresas em um novo mercado. “Existe uma alta demanda por produtos de tecnologia no Brasil, que vive uma expectativa interessante de retomada econômica”, Lara completa.
A associação recente à CCBC foi uma sugestão da advisory. “Nesse relacionamento com a Câmara, esperamos ampliar nosso networking, tornar a HCS Sales mais conhecida e identificar empresas que possam se beneficiar de nossos serviços, abordagens e visões”, destaca Hoffmann.