Câmara já tem diversas iniciativas planejadas para o próximo ano, sempre com foco em sua missão de fortalecer os laços entre Brasil e Canadá, promover negócios e compartilhar informações
Por Sérgio Siscaro
Com o objetivo de incentivar um intercâmbio cada vez mais forte e vantajoso para empresas brasileiras e canadenses, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) reforçará ainda mais este papel em 2022. A gradual normalização da sociedade após quase dois anos sob as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 permitirá que a Câmara retome – sempre de acordo com as orientações das autoridades de saúde – seus eventos presenciais, ao mesmo tempo em que continuará mantendo uma programação de eventos virtuais.
Este fortalecimento das atividades da CCBC se revela já na programação de eventos estabelecidos para o primeiro semestre de 2022. Atenta sempre à necessidade de incentivar negócios, promover parcerias e o networking entre empresários dos dois países, a Câmara voltou seu planejamento a diversos temas: agronegócio, alimentos e bebidas, assuntos financeiros e jurídicos, cidades inteligentes, comércio exterior, compliance, diversidade, educação, infraestrutura e investimentos, inovação, meio ambiente, mineração, saúde e tecnologia. Eles serão objeto de ações tanto por parte da própria entidade quanto de suas comissões setoriais.
O incentivo à incorporação de soluções inovadoras – que sejam sustentáveis tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico e social, sigam boas práticas de compliance e promovam a diversidade – será o fator que permeará todas as atividades da CCBC em 2022. Brasil e Canadá têm muitas experiências e expertises complementares, e a intensificação dos contatos entre empresas dos dois países permitirá o aumento do intercâmbio comercial, a troca de tecnologias e a concretização de parcerias estratégicas.
Missões comerciais
O ano já se inicia com um encontro de profissionais da área de recursos humanos e road shows divulgando as missões comerciais promovidas pela Câmara. Uma dessas missões acontecerá em Toronto e levará empresários brasileiros ao evento anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC), um dos maiores do mundo no setor de mineração. Outra iniciativa, esta na área de inovação em saúde, será promovida em parceria com a Accreditation Canada (Qmentum International) com a finalidade de promover parcerias na área de saúde.
Nos meses seguintes o calendário de eventos se intensifica, destacando-se as missões comerciais para o Salon International de l’Alimentation (Sial), a mais importante feira de alimentos e bebidas da América do Norte; e para o World Summit AI (WSAI), principal evento de inteligência artificial no continente. No sentido inverso, também será recebida uma missão canadense, composta por exportadores de alimentos e bebidas do Brasil.
Além das atividades de promoção comercial, a Câmara também continuará ativa no estímulo à diversidade. O Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 8 de março, será marcado na CCBC pelo lançamento de um programa de mentorias idealizado pela Comissão de Diversidade da CCBC.
Agenda contínua
O calendário de eventos da CCBC prossegue no segundo semestre, com rodadas de negócios envolvendo diversos segmentos – como café, queijos e mercado pet, por exemplo. Além disso, serão organizadas missões a dois importantes eventos: a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) e a C2 Montreal, o mais importante festival de negócios e criatividade do Canadá e um dos mais relevantes do mundo.
Ao lado destas iniciativas, a CCBC continuará trazendo a seus associados as últimas informações sobre diversos setores por meio de publicações, seminários (presenciais ou virtuais) e fórums.