A Silver Hub – aceleradora de startups especializada em soluções digitais para o público sênior – promoveu, no final de agosto, o evento Inova Silver, onde executivos e empreendedores discutiram sobre o mercado da longevidade e as inovações necessárias para atender à economia prateada.
O evento reuniu grandes nomes do mercado em dois painéis temáticos: ‘Oceano Prateado de Oportunidades: Produtos e Serviços para o Mercado da Longevidade’ e ‘Um novo olhar sobre o aporte dos +50’, bem como apresentação de empresas, que fazem parte do ecossistema da Silver Hub.
Entre os temas abordados pelos palestrantes estava a relevância das startups que atuam no cuidado assistencial que evitam desfecho ruim, principalmente daqueles pacientes que têm algum tipo de comorbidade. Foi ressaltado que o mercado está olhando com lupa para as soluções que reduzem o impacto negativo na cadeia, não só do paciente, mas da operadora de saúde e do prestador de serviço.
O diálogo com os empreendedores que já passaram por diversos ciclos de vida e econômicos, foi outro ponto relevante, indicando que o mercado precisa ouvir seus representantes seniores.
O Inova Silver apresentou ainda o estudo Tsunami8, realizado em 2022 pelo Data8 com a parceria da Hype50+. A pesquisa teve como objetivo coletar dados sobre os hábitos, preferências e necessidades dos consumidores com mais de 50 anos. O estudo revelou as tendências e as oportunidades do chamado oceano prateado, que engloba os produtos, serviços e experiências voltados para esse público.
Entre os principais resultados, o estudo mostrou que o Brasil, o Chile e o Uruguai são os países mais inovadores em longevidade na América Latina, oferecendo soluções que atendem às demandas dos consumidores maduros. Além disso, o estudo apontou que a digitalização é uma realidade entre os latino-americanos com mais de 45 anos, que usam smartphones e outras ferramentas tecnológicas em seu cotidiano. Os argentinos, uruguaios e chilenos se destacam como os mais conectados, especialmente na faixa etária entre 45 e 54 anos.
Cristián Sepúlveda Lazzaro, CEO e cofundador da Silver Hub e idealizador do Inova Silver, considera que o evento foi uma grande oportunidade de fomentar o mercado da
América Latina “Criamos o evento para ajudar a desenvolver o mercado, conectar empresas e startups. Vimos aqui grandes oportunidades e dados que mostram o potencial de escalabilidade do setor. É uma grande chance de conexão e networking para fomentar os negócios”.
O evento teve patrocínio da MAPFRE, WTW, Evolua Etanol e 50+ Saúde e contou com a parceria da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, representada por Pascale Thivierge, cônsul do programa de políticas e diplomacia pública do Canadá, e Paulo de Castro Reis, diretor de Relações Institucionais da entidade.
Para assistir o evento Inova Silver na íntegra, que será difundido de forma gravada nas próximas semanas registre se neste link.