A Bahia é o quinto estado brasileiro que mais exportou para o Canadá no ano passado. Os números de excelência credenciaram a capital, Salvador, para entrar no circuito de Road Shows da CCBC em 2019. A etapa baiana, realizada nos dias 11 e 12 de fevereiro, destacou temas como:
- Infraestrutura canadense e oportunidades de investimento;
- Cooperação tecnológica;
- Oportunidades de importação e exportação de produtos e serviços;
- Possibilidades de internacionalização de empresas e startups usando o ecossistema canadense.
“A maioria dos produtos exportados é do setor de mineração. Chamam a atenção, porém, outros itens com maior valor agregado e que têm amplo potencial de venda para o Canadá, como produtos alimentícios, frutas, granitos, entre outros”, disse Armínio Calonga, da área de Business Development da CCBC.
De acordo com o diretor de relações institucionais da Câmara, Paulo de Castro Reis, o Canadá é naturalmente aberto a produtos exóticos, únicos e com história, como os que representam sabores típicos do Brasil. Ainda na visão de Reis, o canadense não se importa de pagar mais caro por um produto socialmente responsável. “É preciso diversificar a pauta comercial, pois temos abertura para produtores de todos os tamanhos”, ressaltou o diretor no encontro.
O Road Show na Bahia contou com dois eventos realizados em Salvador, em parceria com instituições locais, como a Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJEBAHIA). A entidade levou 53 participantes para um happy hour, no qual foram apresentados dados de comércio entre os países, além de oportunidades de novos negócios. Com a Federação das Industrias do Estado da Bahia (FIEB), a equipe da CCBC esteve em um encontro no qual apresentou oportunidades e produtos a empresas da região.
Exportações potenciais ao Canadá
- Alimentos e bebidas
- Frutas frescas, congeladas e in natura
- Vestuário masculino e feminino
- Artigos de couro
- Mármores e granitos
- Madeira serrada, piso e móveis de madeira
- Medicamentos e produtos imunológicos
- Tratores rodoviários e máquinas agrícolas
- Equipamentos para TI e TIC
- Equipamentos Industriais
- Unidades de processamento (tecnologia)