CCBC, BCCC e o Consulado Geral do Brasil em Vancouver assinam acordo
Por Debora Marques
A Invest Alberta e a Edmonton Global, com o apoio da CCBC e BCCC, sediaram no dia 2 de agosto o Fórum de Oportunidades Brasil-Alberta para reforçar a colaboração e explorar oportunidades de negócios e investimentos entre o Brasil e Alberta. O fórum apresentou as oportunidades que a província oferece às empresas brasileiras e reforçou o compromisso de Alberta em nutrir um ecossistema de negócios solidário e coordenado.
Um importante acordo para fomentar as relações comerciais entre Alberta e o Brasil foi assinado no fórum. A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), com sede em São Paulo e Montreal, vários chapters no Brasil e hubs em Quebec e Alberta, a Brazil-Canada Chamber of Commerce (BCCC), com sede em Toronto, com seis filiais espalhadas pelo Canadá (nas províncias de BC, Alberta, Manitoba, Toronto, Ottawa e Atlântico), e Renato Mosca, Cônsul Geral do Brasil em Vancouver, formalizaram um acordo para apoiar conjuntamente o desenvolvimento econômico e a prosperidade entre as duas regiões. Ao reforçar o compromisso com o oeste do Canadá, essas organizações estão abrindo caminho para oportunidades em novos mercados, aprimorando o intercâmbio cultural e criando uma plataforma para inovação e compartilhamento de conhecimento.
“Todos os atores envolvidos hoje neste projeto de aproximação de Alberta com o Brasil têm o mesmo propósito: promover e ampliar as relações comerciais, de cooperação e culturais. O Brasil e Alberta compartilham muitas semelhanças: ambos somos ricos em recursos naturais, temos setores agrícolas e tecnológicos robustos, somos ricos em petróleo e gás e temos fortes programas de fontes renováveis de energia. Essas convergências fornecem um ambiente propício. Estou confiante de que o acordo que estamos assinando hoje promoverá nossos objetivos comuns e intensificará ainda mais nossos vínculos”, afirmou o Cônsul Geral do Brasil em Vancouver.
Rick Christiaanse, CEO do Invest Alberta, destacou que compromisso de Alberta com a inovação e a sustentabilidade se alinha perfeitamente aos valores das empresas brasileiras que buscam se expandir globalmente. “As parcerias que são fortalecidas por meio de eventos como o Brazil-Alberta Opportunities Forum abrem um caminho para promover a próspera economia, localização estratégica e forte força de trabalho de Alberta como a porta de entrada ideal para os mercados norte-americanos”, avaliou.
Este acordo se baseia no trabalho em andamento para fortalecer o papel de Alberta como um participante vital no cenário de negócios global. Em setembro de 2022, a Invest Alberta assinou um MOU com a CCBC com foco em atrair investimentos e aprimorar a atividade econômica e as relações entre as duas regiões e, em maio de 2023, a CCBC e a Edmonton Global concluíram com sucesso um MOU para promover ainda mais o comércio entre as duas regiões.
“Nós, da BCCC, estamos sempre felizes em continuar construindo o relacionamento entre o Canadá e o Brasil e agora estamos em uma posição única para cooperar com muitas organizações para destacar as vantagens particulares de Alberta. Podemos mostrar as oportunidades de Alberta para atrair negócios e mostrar às empresas de Alberta o real potencial de exportação para o mercado brasileiro”, disse Peter Hawkins, co-presidente da BCCC.
Stéphane Larue, presidente da CCBC no Canadá, ressaltou que o novo acordo reforça o compromisso em estreitar as relações entre o Brasil e a província de Alberta, explorando sinergias e oportunidades, não só para as empresas brasileiras que vêm para cá, mas também para as empresas de Alberta se expandirem e fazerem negócios no Brasil. “Estamos entusiasmados em continuar nossa colaboração com a Invest Alberta e a Edmonton Global e aumentar o fluxo de negócios com eles”, afirmou.
Em dezembro de 2022, a CCBC lançou o Western Canada Brazil Hub na Concordia University of Edmonton, uma iniciativa conjunta para ajudar empresas e inovadores brasileiros se conectarem com provedores de serviços, infraestrutura, potenciais parceiros de negócios, pesquisa e desenvolvimento e, assim, integrar no ecossistema de inovação de Alberta rapidamente.
“O Fórum de Oportunidades Brasil-Alberta aproveita o impulso do Western Canada Brazil Hub, anunciado em dezembro de 2022, e sinaliza uma nova era em nosso forte relacionamento econômico. Alberta já exporta aproximadamente US$ 116 milhões em mercadorias para o Brasil a cada ano e estamos entusiasmados com o comércio adicional à medida que avançamos juntos”, ressaltou Matt Jones, Ministro de Trabalho, Economia e Comércio, Governo de Alberta.
Por fim, Malcolm Bruce, CEO da Edmonton Global, ponderou que o compromisso da Brazil Chambers com o oeste do Canadá desempenhará um papel fundamental no fortalecimento dos laços econômicos entre as regiões, reduzindo as barreiras para as empresas brasileiras que buscam se expandir para os mercados canadenses. “Essa parceria, juntamente com o ambiente favorável aos negócios da região de Edmonton, o acesso a mercados globais e o baixo custo tornam o Canadá um destino atraente para investimentos e crescimento econômico. Estamos genuinamente entusiasmados com esta nova parceria e antecipamos com entusiasmo os impactos positivos que ela terá na região”, concluiu.