Por Sérgio Siscaro
Atuar em mercados internacionais não é uma tarefa simples. Um aspecto que pode ser ignorado por exportadores iniciantes é a adequação das embalagens de seus produtos – que devem não apenas seguir as regras legais do país importador, mas também atentar às expectativas de seu potencial público consumidor – o que envolve não apenas informações precisas, mas questões culturais. No caso de um país como o Canadá, que é formado por províncias que apresentam características próprias, o desafio é maior.
Em razão disso, a Chelles & Hayashi Design tem voltado sua atenção há duas décadas ao desenvolvimento de embalagens para os mercados de cosméticos, alimentos, bebidas, fármacos, dispositivos, utensílios e eletrodomésticos, de forma a torná-las mais adequadas ao mercado a que se destinam.
Além do design, a empresa também oferece suporte em questões regulatórias, elabora projetos de inovação e estrutura, dá suporte para ações de comunicação em redes sociais e presta consultoria em redução de impacto ambiental, soluções de sustentabilidade e economia circular, entre outros serviços.
A Chelles & Hayashi Design está lançando em agosto deste ano um serviço de suporte específico para o desenvolvimento ou adequação de embalagens para empresas brasileiras interessadas em entrar no mercado do Canadá, assim como canadenses que queiram colocar seus produtos no Brasil.
Mais informações em http://design.ind.br/en?s=packaging (site em inglês) e http://design.ind.br/fr?s=emballage (versão em francês)
*Fonte: Chelles & Hayashi Design