O interesse das empresas no intercâmbio Brasil-Canadá vai muito além do otimismo com a evolução da economia brasileira, ou da simpática imagem de um Canadá que apoia tecnologia e diversidade. Na CCBC, que comemora a histórica marca de 200 associados, esse crescente interesse foi motivado também por estratégias variadas de estímulo a novos negócios.
Uma das ações que mais cresceram nos últimos anos foi a expansão geográfica das atividades da Câmara. No Brasil, a instituição é presença constante em todas as regiões do país, por meio da participação em feiras, congressos e organização de road shows. Recentemente, a CCBC recebeu novos associados dos estados de Goiás, Espírito Santo e Paraná, resultado de várias atividades realizadas fora do tradicional eixo Rio-SP.
A capilaridade das ações da Câmara aumentou seu alcance inclusive no Canadá. O escritório próprio da CCBC inaugurado há cerca de um ano em Montreal realiza atividades praticamente todos os meses na região e, além de servir de ponto de apoio para associados, é um hub de oportunidades para o comércio exterior, envolvendo diversas regiões do território canadense.
Conteúdo: em 2019, a Câmara se consolidou como uma das principais fontes de informação para investimentos no Brasil e no Canadá.
Um forte trabalho de pesquisa e inteligência de mercado é compartilhado por meio de vídeos, podcasts, ebooks, artigos técnicos, entre outros materiais, gratuitamente para o público, muitos deles disponíveis também na versão em inglês. No total, a CCBC teve 88 publicações em 2019.
O associado, por sua vez, tem acesso a conteúdos exclusivos e atividades, como as comissões setoriais. Numa combinação de benchmarking e networking, as comissões aproximam empresas com interesses comuns, discutem cases e trazem convidados que lideram o futuro das corporações, em áreas como tecnologia, inovação em saúde, mineração, assuntos econômicos, entre outras.
Aproximação comercial e cultural
No âmbito cultural, um dos destaques da atuação institucional em 2019 foi o Projeto Olhares Cruzados, que a cada edição homenageia duas cidades – uma brasileira e outra canadense – com uma exposição fotográfica no Brasil e no Canadá, além de um livro de imagens. Até o ano passado eram organizadas duas mostras de fotografia anuais, número que aumentou para 18 exposições este ano, com a reedição de mostras anteriores em estações do metrô de São Paulo, e em outras capitais nos dois países. Nessa nova fase, o Olhares Cruzados alcançou uma visibilidade superior a 14 milhões de pessoas.
Confira outros highlights da atuação da CCBC em 2019:
- Marca histórica de 200 associados!
- 75 novos associados em 2019
- Crescimento de 18% em relação a 2018
- 34% de taxa de conversão nas propostas de associação enviadas
- Dobrou o número de associados canadenses
- 36% mais atividades das comissões setoriais
- 330% crescimento nas publicações da CCBC