Café brasileiro amplia oportunidades no Canadá

Evento promovido pela CCBC visa levar o café de Varginha (MG), maior polo produtor do grão no Brasil, para conquistar o paladar dos consumidores canadenses

Por Marcel Salim

A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), por meio do Chapter de Minas Gerais, realizou o evento “O Setor Cafeeiro no Brasil e as Oportunidades no Canadá”, reunindo pessoas ligadas a cadeia produtiva do grão para tratar de temas relevantes para a internacionalização e o desenvolvimento de novos negócios.

A iniciativa – que contou com o apoio do Governo do Canadá, da Brazil Specialty Coffee Association (BSCA), do Centro de Comércio de Café do Estado de Minas Gerais, da Invest MG, da KPMG, do Porto Seco Sul de Minas e da LIV Logística –, ocorreu em Varginha, município localizado no sul de MG e considerado o maior polo produtor do grão no Brasil. O evento contou também com a presença do Prefeito de Varginha, Sr. Vérdi Lucio, e o Secretário de Desenvolvimento da Cidade, Sr. Juliano Cornélio, que incentivam o comércio exterior e a internacionalização das empresas e produtores da cidade.

“A importância deste evento é a chancela que o café brasileiro, sendo exportado para o Canadá, pode ter perante o mundo. O país é signatário do G7, grupo dos sete países mais industrializados e com alto potencial de consumo da bebida”, destaca Erick Rodrigues Silveira, sócio-diretor da Inter Aduaneira e coordenador do Chapter MG.

Para Daniella Leite, diretora de Associados e Negócios da CCBC, o mercado a ser explorado é enorme e a ideia é facilitar a exportação dos produtos para um público que não abre mão de um café de qualidade. “Existe um mercado consumidor muito grande e exigente no Canadá. O país está entre os 10 maiores consumidores de café (o que representa em média 2,7 xícaras por dia) e 72% dos canadenses tomam mais café do que água. Por conta deste potencial, nossa ideia é justamente unir produtores, cooperativas e empresas para mostrar os caminhos sobre como exportar para a América do Norte, conquistando novos paladares e colocando o Brasil numa posição de destaque”, explica Daniella.

Presença mineira

O Brasil é o maior país produtor de café do mundo, respondendo por 38% da produção global. Minas Gerais representa 52% de todo o montante nacional. De janeiro a julho deste ano, o estado contabilizou US$ 2,9 bilhões em faturamento e 12,8 milhões de sacas destinadas a 87 países, principalmente aos Estados Unidos, Alemanha e Itália.

De acordo com o Centro de Comércio de Café do Estado de Minas Gerais, a marca ‘Cafés do Brasil’ está sendo trabalhada com mais intensidade no exterior e, este é um bom momento para se reposicionar no mercado mundial.  

Projeções

A expectativa da CCBC é de que o comércio de café entre Brasil-Canadá cresça 3% até 2025. Segundo a Brazil Specialty Coffee Association (BSCA), para os cafés diferenciados – que incluem os certificados e os especiais –, o consumo canadense tem aumentado significativamente nos últimos anos.

“A população do Canadá, composta por muitos imigrantes de diversas regiões do mundo, está se diversificando. Conseguimos hoje trabalhar tanto com os cafés especiais como os do tipo commodity e isso é um ponto positivo para o Brasil, pois conseguimos abrir e explorar diferentes frentes de negócios”, explica Daniella Leite.

Potencializando a marca

Entre as missões da CCBC, está o empenho em ressaltar para o mundo o quanto o Brasil é diversificado em suas produções. “É por conta disso que estamos fazendo um trabalho em conjunto para explorar ainda mais a ‘marca Brasil’. Junto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com o Consulado do Canadá e com a Invest Minas, a CCBC trabalha fortemente nesse caminho,” conclui Daniella.

É importante destacar que, em 2024, a entidade terá em sua agenda projetos específicos para promoção comercial do café no Canadá, como a SIAL, que ocorrerá em maio de 2024. Mais informações estão disponíveis no site da CCBC.