CCBC amplia atuação, prepara programação intensa e oferece ainda mais oportunidades e serviços a seus associados. Confira.
Por Estela Cangerana
Se 2020 foi um ano que pegou a todos de surpresa e obrigou o mundo a migrar para uma nova realidade, 2021 tem tudo para reservar recompensas a quem soube se adaptar com eficiência e rapidez. No caso de uma câmara de comércio como a CCBC, isso significou intensificar agressivamente o networking, ampliar o escopo geográfico, transpor serviços para o meio digital com eficiência e apoiar a transformação de seus associados para a efetivação de negócios no cenário desafiador que abre o novo ano. Agora, a proposta é oferecer oportunidades para concretizar tudo isso, por meio de eventos, missões e serviços que acabam de ser anunciados.
Um exemplo disso são as quatro rodadas de negócios já agendadas para os próximos meses, que atenderão setores econômicos distintos. A primeira delas acontecerá em abril, contemplando compradores e vendedores do ramo de alimentos e bebidas, uma atividade que tem se mostrado extremamente promissora nas relações entre os dois países. O evento também representará mais um capítulo de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela CCBC ao longo dos anos e que não foi paralisado pela pandemia de 2020. A última rodada do setor aconteceu em novembro passado.
O modelo virtual de encontros B2B da CCBC deve ser mantido como opção única até que haja segurança sanitária. Em uma próxima etapa, quando o controle da Covid-19 permitir, a Câmara planeja oferecer eventos e reuniões de negócios também de maneira presencial e híbrida. “Nossa expectativa é para a realização de missões nesses moldes no final do ano”, afirma o diretor de Relações Institucionais da CCBC, Paulo de Castro Reis.
Ele esclarece, no entanto, que a possibilidade do formato online não será abandonada, uma vez que ela vem trazendo resultados bastante positivos e possui benefícios adicionais. “O modelo virtual democratiza as oportunidades de relacionamento e amplia a participação de empresas e profissionais de diferentes regiões dos dois países. Pudemos comprovar isso com as experiências que tivemos no ano passado, com a geração de ofertas reais de negócios em condições de igualdade entre os participantes de diferentes localidades. Encontros presenciais podem ocasionar limitações geográficas”, explica Castro Reis.
Amplitude e expansão
Os números confirmam. A amplitude da atuação da CCBC e os serviços prestados aos associados cresceram consideravelmente em 2020. No ano passado foram 40 novas associações, 25% delas no Canadá. Entre as brasileiras, embora São Paulo ainda predomine, houve a inscrição de empresas de outros oito estados.
Atualmente, a Câmara possui representatividade nacional importante tanto no Brasil quanto no Canadá. No Brasil, a CCBC representa empresas de 13 estados de todas as regiões do País, uma diversidade regional que também está presente em suas associações feitas em território canadense.
As estatísticas relativas ao atendimento a esses associados também seguem em elevação, comprovando a eficácia do virtual. Em 2020, o aumento na quantidade de serviços prestados foi de 102% na comparação com o ano anterior, para quase 1.800, dentro das três categorias oferecidas: internacionalização e negócios, visibilidade e networking, e apoio a eventos.
De acordo com Castro Reis, esse é um movimento que deve ser intensificado ainda mais este ano. “Nossa ampla rede de relacionamentos em todas as regiões, portes e setores nos dois países nos permite uma oferta cada vez mais qualificada de serviços, bem como a aproximação efetiva entre parceiros que realmente se complementem e possam concretizar negócios”, afirma.
Networking
As atividades da CCBC para promover esse networking em 2021 incluem a criação de um calendário anual de encontros mensais de todas as 10 comissões setoriais o lançamento, em fevereiro, de um novo boletim semanal com as principais notícias da relação Brasil-Canadá, novidades dos associados e informações culturais; e a realização de diversos eventos ao longo do ano. Ainda está prevista a expansão dos dois festivais lançados com sucesso no ano passado, o Canada Day Online Festival (em julho) e o Brazilian Week Online Festival (em setembro).
Além de tudo isso, a CCBC ainda continuará a oferecer oportunidades e informações por meio de seus canais atuais, como a Revista Explore, a newsletter mensal, atividades nas redes sociais, publicações especiais, podcasts e estudos de mercado, campanhas informativas e eventos com parceiros.
Para saber mais:
Conheça todos os serviços da CCBC entrando em contato com [email protected]