Feira de alimentos e bebidas retorna após três anos e novamente recebe delegação de empresários brasileiros organizada pela CCBC
Por Sérgio Siscaro
A maior feira do setor agroalimentar e de bebidas da América do Norte voltou a ser presencial em 2022. Após as restrições aplicadas por conta da pandemia da Covid-19, o Salon International de l’Alimentation (Sial) foi realizado entre 20 e 22 de abril no Palais dês Congrès, em Montreal, na província canadense de Quebec. A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), que sempre tem buscado estreitar as relações de negócios entre os dois países, esteve presente por meio de uma missão de empresários brasileiros e um estande próprio no evento.
No entanto, a missão da CCBC foi muito mais do que uma simples visita à Sial. A programação organizada pela Câmara se estendeu de 18 a 27 de abril, e incluiu o agendamento de reuniões com potenciais parceiros comerciais canadenses e visitas a pontos de venda – permitindo assim aos participantes ter uma visão abrangente do mercado de alimentos e bebidas do Canadá. Foram realizados ainda jantares para convidados VIP, no qual a chef brasileira Mariana Valentini ofereceu pratos feitos com os produtos levados pela delegação brasileira – o que possibilitou aos canadenses ter uma experiência mais direta sobre os sabores do país.
Realizada com o apoio dos governos da província de Quebec e do Canadá, a Sial se alterna todos os anos entre Montreal e Toronto. Esta edição marcou a volta da feira ao formato presencial – a última neste formato foi realizada em 2019. Neste ano, o evento reuniu 809 expositores de 49 países em uma área de 20 mil m2. Foram registrados mais de 15 mil visitantes de 57 países – o que dá uma amostra do potencial de negócios representado pelo salão aos participantes brasileiros. Os produtos nacionais que chamaram a atenção dos visitantes foram tilápia e camarão congelado; frutas frescas; castanhas; geleias; cafés; carnes; arroz; e farinhas, óleos e extratos naturais.
Programação extensa
A missão da CCBC à Sial teve a participação de quatro empresas e duas instituições. “Esta foi uma missão de retomada. A iniciativa teve como um de seus objetivos verificar como estava se dando esse retorno às atividades no período pós-Covid”, explica a coordenadora de Business Intelligence da CCBC, Beatriz Calegare.
De acordo com ela, os participantes puderam se beneficiar de um conjunto de atividades que se iniciou antes da visita, com o apoio da CCBC por meio de informações sobre o mercado canadense e o envio de amostras de produtos, estendendo-se durante a Sial, quando foram realizados os contatos com redes varejistas e potenciais compradores, e que continua após a volta ao Brasil, quando os resultados são avaliados. “A partir dos feedbacks dados pelas empresas participantes, sabemos que já estão acontecendo desdobramentos dos contatos feitos na Sial para o estabelecimento de negócios entre brasileiros e canadenses”, complementa.
“Além disso, realizamos também algumas visitas técnicas a estabelecimentos nos quais esses produtos são comercializados – o que permite às empresas ter um comparativo de posicionamento de marca, de marketing, de embalagem, e de como são feitas as propagandas desses produtos no mercado canadense.” Uma dessas iniciativas foi uma tour a uma unidade da MVR Cash and Carry com a presença do dono dessa rede atacadista, que prestou informações aos participantes sobre a atuação da empresa.
Durante a missão, um produto que chamou a atenção, segundo Calegare, foi o pó de açaí, produzido por uma das empresas brasileiras. “O produto foi usado no jantar de degustação promovido pela CCBC. Alguns jornalistas que estavam lá ficaram bem surpresos, tentando entender o que era. Os demais produtos eram um pouco mais conhecidos dos canadenses – caso da tilápia e do camarão, por exemplo”, conta.
A próxima missão
A CCBC deverá agora consultar as empresas participantes, a fim de que elas possam prestar informações sobre sua percepção com a missão e as perspectivas de negócios gerados durante a Sial. “Além disso, devemos desenvolver com algumas empresas projetos específicos de inteligência de negócios, estabelecendo um plano de atuação para elas ingressarem no mercado canadense.”
Ela confirma a participação da CCBC na próxima Sial, que acontecerá de 9 a 11 de maio de 2023 em Toronto, na província de Ontário. “Já temos empresas que participaram neste ano e que querem garantir o espaço na próxima edição. Isso demonstra que a participação na missão da CCBC à Sial traz resultados. Já estamos planejando como será nossa participação na edição do ano que vem”, conclui.