É difícil falar sobre tudo o que a CCBC fez em seus 45 anos, completados em 2018, mas dá para destacar ótimas iniciativas. Esse é o objetivo de uma série de vídeos que a instituição começará a publicar este mês nas redes sociais, com o depoimento de alguns dos seus protagonistas.
“Inovação, tecnologia, audácia. Essas características sempre permearam a Câmara. A própria constituição do CAM-CCBC surgiu a partir de um grupo de advogados que já pensavam à frente, como uma forma diferente de resolver conflitos”, disse o presidente da CCBC, o advogado Paulo Perrotti.
Entre outras coisas, Perrotti lembrou os projetos diferenciados na área de tecnologia, que demonstram uma atuação em sintonia não apenas com o mercado, mas com as demandas da sociedade. “Temos o Connection Bureau, o Elevator Pitch… Em todas essas questões de tecnologia a CCBC sempre esteve e sempre estará envolvida”. Outra área citada pelo presidente foi a cultural, em projetos como o Olhares Cruzados, de exposição fotográfica; e os eventos de gastronomia, que geram intercâmbio entre os dois países.
A diretora executiva de operações, Cassia Vanícola, ressaltou a diversidade de projetos da entidade e desejou que a CCBC mantenha sua alta relevância para as relações Brasil/Canadá, associados e colaboradores.
Relevância construída de maneiras variadas. Uma delas desempenhando o papel de fonte primária de informações estratégicas. Nos últimos cinco anos a entidade aprofundou o trabalho de geração de dados para facilitar a tomada de decisões das empresas.
Andrea Mansano, coordenadora da área de inteligência comercial, destacou alguns desses projetos, a exemplo do Quick Market Facts, com vídeos rápidos que trazem dados sobre o mercado canadense; e uma publicação da Comissão de Comércio Exterior (Comex), que indica oportunidades de importação e exportação no Brasil e no Canadá, também disponível online, lançada na gestão de Perrotti.
Muitas dessas ações se tornaram possíveis a partir da parceria da CCBC com o Euromonitor International, líder mundial no fornecimento de inteligência de negócios e análises estratégicas de mercado.
Busca incessante por novos negócios: missões da CCBC gerando grandes resultados
Armínio Calonga, da área de desenvolvimento de negócios, lembrou a primeira missão da CCBC que levou brasileiros para o Canadá, em conjunto com instituições do setor de plásticos, vidros e metais que promovem a exportação de produtos nacionais. Na ocasião, 40 representantes de 20 empresas marcaram presença em Toronto e Montreal. “Foram três meses de preparo da missão, em que realizamos pesquisa comercial, análise de mercado, estudo sobre o potencial das empresas e matchmaking entre brasileiros e canadenses”.
A viagem de uma semana inaugurou a série de missões regulares da CCBC nas áreas de café, cachaça, alimentos e bebidas, startups, mineração, investimentos, tecnologia e economia criativa, além das missões multissetoriais. “A programação no exterior é intensa. Uma das vantagens é que em poucos dias temos uma entrada com potenciais parceiros e clientes que talvez um associado sozinho não conseguisse alcançar em um mês”, explicou Armínio.
Confira alguns vídeos com depoimentos sobre os 45 anos da CCBC:
www.ccbc.org.br/camara-comercio-brasil-canada/sobre/#depoimentos