Estudo revela 72% das organizações globais têm investido na adoção de inteligência
artificial
Por Pedro Augusto
A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente no ambiente corporativo e no centro das discussões da Comissão de Tecnologia da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC). Esse avanço reflete não apenas a busca de startups e empresas por inovação, mas também o crescente reconhecimento da IA como uma ferramenta essencial para otimizar as operações e criar vantagens competitivas.
Nos últimos seis anos, o interesse no uso de IA disparou globalmente. Segundo a pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value”, da McKinsey & Company, 72% das organizações globais adotaram a tecnologia em 2024, um salto em comparação aos 55% registrados no ano anterior. A IA generativa (Gen IA) também seguiu essa trajetória, com a sua adoção passando de 33% em 2023 para 65% em 2024.
De olho nesse movimento, a Comissão de Tecnologia da CCBC atua como um elo estratégico para conectar os ecossistemas de inovação do Brasil e do Canadá. Por meio de encontros e grupos de trabalho, promove diálogos sobre transformação digital, governança e regulamentação da IA, além de estimular acordos de cooperação em ciência, tecnologia e inovação.
“Ano passado, a gente trabalhou duas grandes vertentes, que foram a conexão do ecossistema de startups do Brasil com o do Canadá e a questão da inteligência artificial. Fizemos contato com parques tecnológicos, associações de startups e hubs brasileiros, enquanto criamos pontes com universidades e hubs canadenses, como os grandes centros de pesquisa Mila e Mi, referência em IA. A ideia é fazer a Comissão atuar como um ponto de interação entre esses dois ecossistemas, promovendo eventos, trocas de conhecimento e oportunidades em ambas as direções,” explica Helio Moraes, coordenador da Comissão de Tecnologia da CCBC, acrescentando que esses dois temas seguem na pauta de discussões este ano.
O Canadá, reconhecido mundialmente por sua expertise em tecnologia e inovação, é um parceiro estratégico para as empresas brasileiras que buscam se posicionar em um mercado cada vez mais digital. Essa parceria se reflete em projetos que conectam incubadoras, aceleradoras, universidades e agentes governamentais dos dois países, criando oportunidades de negócios e transferência de conhecimento.
Vale ressaltar que, no Brasil, segundo dados da Cortex Intelligence em parceria com a Endeavor, o país conta com mais de 12 mil startups atuando em diversos setores. Tecnologias como IA estão sendo amplamente utilizadas para transformar áreas como fintechs, healthtechs e agritechs, com aplicações que vão desde análises preditivas até automação de processos e personalização de experiências, aumentando a eficiência e competitividade das empresas.
Para Moraes, a integração de novas tecnologias deve estar no centro das estratégias empresariais. “Hoje, um hospital, um banco ou uma instituição de ensino são, essencialmente, empresas de tecnologia. Discutir como ela pode ser usada para beneficiar as organizações é essencial, e a Comissão de Tecnologia da CCBC tem um papel muito relevante nesse sentido, conectando empresas brasileiras a um país como o Canadá, que é referência mundial em inovação, regulação tecnológica e áreas de investimento estratégico, como energia, aviação e proteção de dados. Essa ponte entre Brasil e Canadá é fundamental para o futuro das empresas”, ressalta.
O executivo ressalta ainda que nos próximos encontros da Comissão de Tecnologia, o foco será ampliar a conexão entre Brasil e Canadá, explorando as possibilidades de colaboração para construir um futuro mais tecnológico e integrado, além das discussões em torno das startups e inteligência artificial. “A CCBC atua para apoiar empresas brasileiras na superação desses desafios e na adoção de soluções tecnológicas inovadoras”, conclui.