CCBC amplia presença na SIAL e estreia na CPMA com diversas iniciativas, incluindo rodadas de conversas e um intercâmbio ainda maior de negócios.
Por Marcel Salim
De olho no potencial do setor de alimentos, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) tem investido cada vez mais em apresentar oportunidades de negócios para empresários brasileiros e canadenses. Nas últimas décadas, os dois países ampliaram fortemente suas relações e, paralelamente, o consumidor canadense está cada vez mais disposto a pagar mais por itens que sejam saudáveis e de qualidade, que tenham sabores exóticos e únicos, além de serem produzidos de acordo com padrões de responsabilidade social e ambiental.
Não apenas isso, o Canadá é considerado uma grande porta de entrada para mercados como Estados Unidos e até mesmo Europa. “Esse encontro entre Brasil-Canadá nunca foi tão forte como atualmente, e os números da balança comercial revelam que é um momento oportuno para produtores brasileiros estreitarem ainda mais os laços com compradores do exterior”, afirma Daniella Leite, diretora de Associados e Negócios da CCBC.
Para incentivar ainda mais a ampliação de negócios, a CCBC realiza duas importantes missões comerciais em 2023: a estreia na CPMA, que ocorrerá em Toronto entre os dias 23 e 28 de abril, dedicada ao mercado de frutas, verduras e legumes; e a Sial – maior feira do setor agroalimentar e de bebidas da América do Norte – entre 4 e 12 de maio.
A CCBC levará os participantes e toda a sua expertise para fomentar acordos e novos negócios no mercado canadense: um importante diferencial, além da oportunidade para empresários do Brasil migrarem e se estabelecerem no exterior.
Duas feiras: grandes experiências
No caso da CPMA, a iniciativa contempla, além da participação no evento, o contato com 270 empresas de 19 países, visitas técnicas aos pontos de vendas, reuniões de matchmaking com potenciais compradores, além de muito networking. “No ano em que a CCBC comemora seus 50 anos, estrearemos na CPMA abrindo um novo leque de negócios para os produtores brasileiros: o mercado de frutas, verduras e leguminosas finalmente vai aterrissar e marcar presença no Canadá”, afirma Daniella.
Já a missão Sial 2023 é reconhecida internacionalmente pelo tamanho do público. E são número expressivos: 18.000 compradores canadenses, estadounidenses e de outros países, além de 1.000 expositores de mais de 50 nações. Esse último evento representa uma oportunidade ímpar para acessar, durante um curto prazo de tempo, potenciais oportunidades através da exibição na feira, reuniões individuais, jantares de degustação e visitas técnicas.
“Uma programação sob medida foi preparada exclusivamente para os participantes destas missões. A CCBC identificou públicos de compradores mais específicos e quer aproximar brasileiros e canadenses na concretização de negócios ainda mais duradouros”, reitera a coordenadora de Inteligência Comercial da CCBC, Beatriz Calegare.