Serviços da CCBC aos seus associados e ações de aproximação entre Brasil e Canadá continuam em plena atividade de maneira remota, respeitando regras de isolamento social
Por Estela Cangerana.
Escritórios vazios, hospitais lotados e muitas incertezas. A realidade que tornou desertas as ruas das maiores cidades do planeta também afetou os centros de negócios canadenses e brasileiros. Isso não significou, porém, a paralisação das ações de relacionamento bilaterais. A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), como uma das mais representativas instituições que atuam nesse sentido, mantém suas atividades regulares de maneira remota e tem intensificado as ações de apoio para as empresas dos dois países, tanto para a manutenção das relações comerciais durante este período quanto para o incremento dos negócios no pós-crise do COVID19.
O momento de cautela mundial pode ser, segundo os especialistas, uma boa oportunidade para planejamento de ações futuras. Serviços de pesquisa de mercado, estudo de viabilidade de produtos, identificação de contatos comerciais, orientação para planejamento logístico e coleta de informações sobre legislações específicas locais são apenas alguns exemplos de iniciativas que podem encontrar um bom espaço para acontecerem neste cenário. Todas elas já eram oferecidas de forma totalmente digital pela CCBC, e continuam disponíveis aos associados.
“Acreditamos na expansão do relacionamento entre Brasil e Canadá após o controle da pandemia do novo coronavírus. Os dois países possuem mercados complementares, com um grande potencial para negócios e parcerias em diversas áreas, ainda não explorados em sua totalidade. Essas características serão importantes para impulsionar a economia, que estará fragilizada em todo o mundo”, afirma o diretor de Relações Institucionais da CCBC, Paulo de Castro Reis. “Quem estiver preparado, com suas possibilidades mapeadas, poderá ampliar os negócios mais rapidamente. Por isso, continuamos extremamente ativos em nossas atividades, incluindo a inteligência comercial”, completa.
Os serviços são complementados por uma vasta produção de conteúdos informativos sobre temas de negócios, legislação, cultura, educação e relações sociais entre os dois países. Todo esse material também se mantém à disposição dos interessados por meio dos veículos de comunicação da CCBC, em publicações no site, newsletter digital, revista e redes sociais.
Do real ao virtual
O fato de a Câmara já ter toda a sua estrutura de funcionamento digital preparada antes da crise propiciou o mínimo impacto possível na oferta de serviços. Mesmo as atividades físicas puderam migrar rapidamente para o mundo virtual. Foi o caso dos encontros periódicos das Comissões setoriais. Elas permanecem com seu calendário de atividades e projetos por meio da plataforma online. Da mesma forma, vêm acontecendo remotamente seminários, fóruns e treinamentos. A eles foram acrescidos ainda uma série de webinars.
Essa estrutura digital completa, a partir de agora, também está aberta para o uso dos associados, com o CCBC Virtua. O novo serviço permite a cessão de espaço virtual para eventos e/ou reuniões das próprias das empresas e instituições, com possibilidade de uso da plataforma da Câmara para palestras, treinamentos, criação de fóruns de discussão e os mais diferentes tipos de ocasiões.