Evento virtual aproximará canadenses e brasileiros, abordando cultura, inovação e oportunidades de negócios, entre os dias 7 e 11 de setembro
Por Estela Cangerana
A Semana da Pátria no Brasil, que comemora a independência do País em 7 de setembro de 1822, terá uma celebração diferente este ano no Canadá. Em sua primeira edição, o Brazilian Week CCBC Online Festival trará uma programação farta de atividades e apresentações virtuais para o público canadense, dividida em três eixos temáticos, entre os dias 7 e 11 de setembro.
Serão sessões que abordarão inovação (incluindo empreendedorismo, tecnologia, startups, pesquisa e desenvolvimento no Brasil), oportunidades de negócios (exportação, importação, investimentos e internacionalização) e cultura brasileira (contemplando artes, música, audiovisual, turismo e gastronomia). Os interessados poderão acompanhar ao vivo mais de 20 webinars, que serão depois disponibilizados no YouTube da CCBC, e ainda acessar gratuitamente mais de 200 conteúdos adicionais complementares no site do evento.
Na pauta, assuntos como tendências de consumo, a participação feminina na mineração, oportunidades para cidades inteligentes, mercado de soluções sustentáveis, indústria criativa, relações econômicas e tecnológicas bilaterais, oportunidades de investimentos, hubs de inovação brasileiros e o ecossistema paulista, cooperação e inovação na área da saúde, sabores brasileiros e a brasileiríssima cachaça, destinos turísticos para canadenses no Brasil, a experiência de morar no País e a música brasileira.
“A ideia é aproximar os dois países ainda mais, oferecendo à comunidade canadense informações de qualidade sobre a riqueza cultural brasileira e as muitas oportunidades de negócios existentes com o Brasil, a exemplo do que já fizemos com sucesso durante o Canada Day Online Festival, no início de julho. Além, é claro, de comemorar essa data tão importante para o Brasil”, explica o diretor de Relações Institucionais da CCBC, Paulo de Castro Reis. A Câmara é a idealizadora e organizadora do festival, que conta também com o apoio da Embaixada do Brasil no Canadá e dos Consulados Brasileiros em Montreal (Quebec), Toronto (Ontário) e Vancouver (Colúmbia Britânica).
Entre os dias 1 e 5 de julho, a CCBC promoveu o Canada Day Online Festival, também com uma farta programação dividida em quatro eixos temáticos (educação, diversidade, inovação e cultura) para celebrar o Dia do Canadá, que marca o aniversário da formação do país, em 1º de julho de 1867. O evento teve mais de 1 mil inscritos e 4 mil visitantes, além de ter recebido ainda o reconhecimento do website oficial do governo canadense para o Canada Day 2020, na seção Around the World.
“Ficamos muito felizes com a repercussão do Canada Day. O apoio dos 66 palestrantes, do governo canadense e de diversos parceiros foi muito importante, assim como o de nossa patrocinadora, a Air Canada, e de todos os colaboradores da CCBC”, afirma Castro Reis. “Estamos confiantes de que o Brazilian Week terá um resultado igualmente positivo”, completa.