Feira alimentícia conecta empresários brasileiros a novas oportunidades no país norte-americano. Expectativas de negócios para os próximos meses é de US$ 6 milhões
Por Pedro Augusto
A SIAL, maior feira internacional de alimentos e bebidas do Canadá, tem se consolidado como referência para empresários brasileiros que buscam expandir suas operações no mercado internacional. Segundo o site Statista, o mercado de alimentos no país norte-americano deve crescer a uma taxa anual de 5,13% entre 2025 e 2029, alcançando um volume de mercado de US$ 170,30 bilhões em 2029.
Este avanço é impulsionado pela diversidade de preferências alimentares dos consumidores canadenses, impactadas pela amplitude de origens dos imigrantes no país. As tendências de consumo refletem ainda o alto poder de compra e a busca por qualidade por parte dos consumidores. A crescente demanda por produtos que priorizam sustentabilidade e praticidade tendem a moldar o futuro do mercado alimentar do Canadá.
Diante desse cenário promissor, com uma perspectiva de crescimento e busca por alimentos de qualidade, empresas brasileiras têm visto o Canadá como uma boa oportunidade para ampliar ou iniciar negócios internacionais. Para se ter ideia, no ano passado, durante a feira, foram gerados cerca de US$ 1 milhão em negócios e, para os próximos 12 meses, a expectativa é de que esse valor alcance US$ 5,4 milhões, decorrentes dos contatos realizados durante o evento – 40,6% superior aos US$ 3,9 milhões projetados em 2023. A comitiva brasileira contou com empresas que atuam nos segmentos de alimentos sem glúten, mel, castanha, açaí, café azeite, entre outros.
A edição de 2024 da SIAL atraiu mais de 21 mil compradores internacionais, que tiveram contato com cerca de 1 mil expositores de 77 países, com potencial para diversos segmentos, incluindo frutas, alimentos, verduras, bebidas e carnes em geral.
A iniciativa da CCBC não deve se limitar à feira em 2025. Ocorrerão também dezenas de reuniões em rodadas de negócios previamente agendadas com compradores, além de visitas técnicas e eventos de networking.
“A relação entre Brasil-Canadá nunca esteve tão forte como atualmente. Os números da balança comercial já mostram que o momento é oportuno para produtores brasileiros e participar da SIAL é abrir portas para o mercado global. A feira é uma vitrine de tendências e uma oportunidade para empresários brasileiros se conectarem com grandes players do setor”, afirma Hilton Nascimento, diretor comercial da CCBC.
O evento, que faz parte da estratégia de missões da Câmara, se consolida como uma plataforma estratégica para conectar empresas brasileiras a compradores e investidores internacionais, ampliando suas oportunidades de crescimento no mercado global.
Para este ano, a expectativa da CCBC é levar mais empresas para visitar a feira, e que o volume de negócios realizados ou prospectado supere os valores de 2024.
A próxima edição da SIAL está confirmada para 27 de abril de 2025 e promete, mais uma vez, destacar os sabores brasileiros no mercado canadense. A feira, indicada para produtores, representantes de marcas brasileiras e associações do setor, será uma oportunidade única para a expansão internacional.
“Os consumidores canadenses têm um apetite crescente por produtos de alta qualidade, e a SIAL é o palco ideal para conectar essa demanda à nossa oferta,” destacou Armínio Calonga, responsável pela área de Desenvolvimento de Negócios da CCBC.