Palestrantes analisam as perspectivas e os desafios econômicos para Brasil e Canadá

Por João Vitor Martins

Randall Bartlett, diretor sênior do Canadian Economics, do banco Desjardins, abriu as discussões no Fórum apresentando dados recentes sobre a economia canadense e esclareceu que a decisão do Banco do Canadá em elevar sua taxa básica de juros poderá favorecer a retomada do crescimento em 2024.  

De acordo com Bartlett, a inflação deverá diminuir no Canadá de forma gradual ao longo de 2023, favorecendo a retomada econômica. 

Bartlett, Margato e Maria Cristina: Brasil e Canadá estão bem posicionados no cenário macroeconômico mundial (Divulgação: Marcos Mesquita/CCBC)

Rodolfo Margato, vice-presidente de pesquisas econômicas da XP Investimentos, disse que Brasil e Canadá estão bem posicionados em relação ao cenário mundial em 2023, ainda que seja um período de ajustes para o Brasil e para outras grandes economias globais. 

Maria Cristina da Silva Dias, gerente do departamento de interlocução avaliação e estudos de indústria e comércio exterior do BNDES, apresentou os projetos desenvolvidos para apoiar as empresas exportadoras e garantir a competitividade das empresas brasileiras no mercado externo. 

Apoio: