A maior feira de alimentos e bebidas do Canadá é o ambiente perfeito para o produtor que tem apetite por novos mercados. No ano passado, a Sial reuniu cerca de 850 expositores e 15 mil compradores de aproximadamente 60 países, em um clima perfeito para novas conexões e negócios. Esse é o cenário de oportunidades que vai receber mais uma missão comercial da CCBC em 2019.
Um dos diferenciais da tradicional missão da Câmara é que além de aproximar o produtor brasileiro do mercado canadense há um foco importante na experiência. Somados a reuniões B2B e à participação na feira, a programação prevê jantares de degustação com os produtos nacionais para que compradores e influenciadores do Canadá conheçam os sabores brasileiros. Nessas ocasiões o exportador tem a chance de estar frente a frente com potenciais clientes para conversar sobre os produtos. O menu será preparado pela chef Mariana Valentini.
A atuação da CCBC mostra que também há espaço nesse mercado de alimentos e bebidas para a participação de pequenas e médias empresas. Foi a partir do trabalho da instituição de fomentar exportações de frutas frescas que empresas brasileiras desse porte – incluindo o pequeno produtor rural – expandiram seu alcance. Em 18 meses, antigos e novos associados passaram de 200 quilos de figos exportados a mais de 100 toneladas de frutas variadas, como abacate, atemoia, lichia, papaia, caqui e limão.
Além de frutas como essas, entre os destaques dos produtos que os participantes da missão apresentarão no Canadá estão peixes e itens tipicamente brasileiros, como açaí e cupuaçu.