Hilton Nascimento, vice-presidente de negócios da CCBC, falou sobre as vantagens estratégicas do país durante sua participação na Intermodal
Por Deborah Oliveira
O Canadá vem ganhando destaque por oferecer vantagens estratégicas e competitivas para as companhias brasileiras que pretendem operar não só nos países da América do Norte, mas também na Europa e na Ásia. Um dos parceiros comerciais do Brasil para a exportação, o país norte-americano é uma porta de entrada para as empresas que querem ampliar sua atuação no mercado internacional.
“Com tantas vantagens estratégicas e uma infraestrutura que reúne alta tecnologia e preza pela sustentabilidade, o Canadá tem tudo para ampliar ainda mais o comércio bilateral com o Brasil, que hoje está em torno de 9 bilhões de dólares americanos, sendo 5,7 bilhões de exportações brasileiras e 3,3 bilhões de exportações para o Canadá, e grande parte commodities”, disse Hilton Nascimento, vice-presidente de negócios da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, durante o painel “Canadá como Protagonista Global na Indústria de Cadeia de Suprimentos e Logística“, na Intermodal South America 2024.
A dedicação a pesquisas e iniciativas inovadoras e sustentáveis, tornam o Canadá um país comprometido com a adoção de novas tecnologias para a redução de impactos ambientais e otimização de processos. E sua presença forte em acordos comerciais, além da posição estratégica no Atlântico oferecem soluções alternativas vitais em meio a desafios globais, como a crise hídrica no Canal do Panamá e as tensões no Canal de Suez.
Comércio complementar
O adido comercial do Consulado Geral do Canadá, Márcio Francesquine, destacou, durante o painel, a complementaridade do país, que o torna porta de entrada para os mercados europeu e asiático, em razão dos vários portos se beneficiando dos sistemas de redes logísticas locais. “O mercado internacional não é feito somente de exportação e importação. As relações comerciais são muito mais amplas e muito mais ricas”, ressaltou Francesquine.
O Brasil, que também é grande exportador de commodities agrícolas, como o frango, é, hoje, o maior produtor de proteína do Canadá. Francisquine lembrou que a JBS possui grande produção no país norte-americano, com a JBS Foods. “Este é um caso onde a complementaridade é gigante”, observou.
Conexão para ultrapassar fronteiras
Conectado a diversas regiões do mundo, o Canadá se posiciona como um hub importante para a expansão internacional. O porto de Halifax, na província de Nova-Scotia, no leste do Canadá, é um exemplo. Um dos maiores portos do mundo, operado pela PSA BDP International, Halifax possui uma posição estratégica, e é uma opção ao porto de Nova York. Nova-Scotia foi a província escolhida para a abertura de uma nova sede da Onnipresenza Brazil, empresa exportadora de açúcar convencional e orgânico, além de frutas frescas e congeladas, e que atende os setores da indústria e do varejo. A decisão aconteceu no ano passado, após cinco anos de operações nos EUA.
“Optamos por Halifax por conta das facilidades para EUA, Europa e Ásia, além de tarifas muito mais baixas e maior volume de transporte de carga. Nos EUA, pagávamos 369 dólares por tonelada; no Canadá a tarifa é menor, 36 dólares, o que diminui o nosso custo logístico, aumenta a quantidade de produtos disponíveis e amplia as nossas vendas”, diz Heloisa Souza, CEO da Onnipresenza.