O ambiente instável e complexo atual exige tomada de decisão rápida, flexibilidade e novas visões na busca de soluções, posturas que só são possíveis a partir de uma estrutura organizada, transparente e calcada em boas práticas de mercado. A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) entra em 2025 com essa cadeia de fundamentos sólida, viabilizando uma série de projetos bem-sucedidos nos campos econômico e social.
A atuação nacional, apoiada pelos sete Chapters, localizados no interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e Ceará, leva oportunidades a diferentes regiões do Brasil, com a realização de encontros de networking de áreas específicas de interesse local e apresenta todo o potencial do Canadá. Na outra ponta, os escritórios da CCBC no Canadá, em Edmonton (província de Alberta), e a Chambre, em Montreal (Québec), promovem para os canadenses as oportunidades com o Brasil.
Somente em 2024, foram 11 eventos organizados em conjunto com as coordenações dos Chapters, além de centenas de reuniões de negócios e encontros com vistas à promoção de investimentos. Paralelamente, a efetivação de parcerias ampliou a gama de relacionamentos e a troca de experiências no Brasil e no Canadá. A Universidade de Alberta e a Câmara de Comércio de Edmonton, por exemplo, foram algumas das instituições com as quais a CCBC fechou acordos de cooperação no Canadá no ano passado, por meio de seu escritório em Edmonton e da Chambre.
A rede de fomento econômico bilateral conta ainda com a oferta de serviços dos Hubs, estruturas da CCBC no Brasil e no Canadá, que acolhem e suportam empreendimentos dos dois países desde as fases iniciais de seus projetos de internacionalização. Desde sua criação, já passaram pelos Hubs 13 empresas.
No campo setorial, as nove comissões da CCBC vêm atuando intensamente nos segmentos econômico, jurídico, de investimentos e infraestrutura, mineração, tecnologia e inovação, educação, inovação em saúde, compliance e ESG, diversidade, equidade e inclusão. Em 2024, foram mais de 40 encontros liderados por esses grupos de trabalho, que trouxeram para a mesa de discussão nomes relevantes no mercado e reuniram mais de 600 executivos.
O Fórum de Diversidade, Equidade e Inclusão, por exemplo, promovido pela comissão que se dedica a essa área, teve sua terceira edição em 2024, com a participação de lideranças e personalidades canadenses e brasileiras, e se consolidou na programação de eventos anuais da CCBC.
Ao lado do Fórum, a Câmara tem respondido à sua responsabilidade de instituição fomentadora de discussões de alto nível, com a organização de outros três grandes encontros anuais: o Fórum Econômico Brasil-Canadá, o Canada Day e o Summit Brasil-Canadá. Apenas no ano passado, os três eventos juntos contaram com a audiência de mais de 770 pessoas, entre membros dos governos dos dois países, executivos, acadêmicos, especialistas e profissionais independentes, que acompanharam os debates de forma presencial e virtual.
Os elos da cadeia de fomento econômico contaram também com os happy hours periódicos da CCBC e as missões comerciais. Quase 30 empresas brasileiras participaram das missões ao Canadá, realizando cerca de 200 reuniões com contrapartes que incluíram exportadores, importadores, fornecedores de serviços e agentes voltados ao mercado consumidor final.
Paralelamente a todas essas iniciativas voltadas ao público externo, a CCBC atuou fortemente na sua área interna, atualizando suas bases estruturais. Nos últimos anos foram modernizados os Estatutos e Regimentos internos da Câmara e de seu Centro de Arbitragem e Mediação (CAM-CCBC), bem como o Regimento da Chambre no Canadá. Nos campos de compliance e governança, o trabalho continua evoluindo a cada dia, em linha com as mais modernas práticas empresariais.
A CCBC, do alto dos seus mais de 50 anos de atividade, mantém a solidez e o pioneirismo que marcaram sua criação, mas adicionou a eles um modelo de gestão desenhado para atender as demandas do futuro. A instituição é referência no segmento de câmaras de comércio internacionais e também no de administração de métodos adequados de solução de controvérsias (ADRs).
O CAM-CCBC, símbolo de seu DNA inovador, sob a batuta dos presidentes Rodrigo Garcia da Fonseca, Silvia Rodrigues Pachikoski e Ricardo de Carvalho Aprigliano, segue mantendo a liderança entre os Centros de Arbitragem da América Latina e se consolidou como um dos principais fomentadores do mercado, com presença relevante nos fóruns globais e organização de discussões sediadas no Brasil, como a Conferencia Latinoamericana de Arbitraje (CLA) de 2024 e o Congresso CAM-CCBC de Arbitragem.
Tudo isso só foi possível graças a um esforço de crescimento conjunto, que contempla a construção de alianças efetivas, avanços em governança, produção de conteúdo relevante e network consistente. Ao longo dos últimos quatros anos, em que estive à frente da gestão da Câmara, tive ao meu lado profissionais e lideranças excepcionais, com as quais tive o privilégio de trabalhar, e que possibilitaram todos esses avanços.
Agradeço aos presidentes do CAM-CCBC, ao presidente da Chambre, Stéphane Larue, aos membros dos Conselhos Consultivo e Executivo, diretores e demais lideranças que aceitaram o desafio de, junto comigo, dedicar seu tempo à CCBC e à construção desse legado. Assim como a todos os colaboradores da Câmara, que, com energia e dinamismo, contribuem diariamente para a concretização desses resultados.
Agradeço, ainda, aos nossos parceiros das diplomacias dos dois países e da iniciativa privada e, como não poderia deixar de ser, aos nossos associados, razão de ser da nossa instituição. Em especial aos sócios mantenedores, a Brookfield, na presença do vice-presidente de Comunicação Corporativa Leonardo Maia, e a Lundin Mining, na presença do diretor jurídico Luciano Santos.
Chegamos à reta final desta gestão orgulhosos com a certeza do dever cumprido!
Um forte abraço,
Ronaldo Ramos
Diretor-presidente e presidente do Conselho Executivo da CCBC