CCBC reúne líderes para debater desafios e avanços em diversidade, equidade e inclusão

Reprodução/FreePik

4ª edição de fórum temático abordará impactos do cenário atual e movimentos contrários ao tema e caminhos para fortalecer práticas inclusivas no ambiente de trabalho

Por Pedro Augusto

Contratar pessoas de diferentes perfis não basta se o ambiente corporativo não estiver preparado para incluí-las de fato. Este e outros desafios estarão em debate durante a 4ª edição do Fórum de Diversidade, Equidade e Inclusão da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), que será realizado no dia 11 de setembro, a partir das 14 horas, em São Paulo.

O relatório Diversity Wins: How Inclusion Matters (A Diversidade Vence: A Importância da Inclusão, traduzido para o português), produzido pela McKinsey & Company, multinacional americana de consultoria em estratégia e gestão, publicado em 2020, aponta que empresas entre as 25% mais bem posicionadas em diversidade de gênero nos cargos executivos têm 25% mais probabilidade de apresentar lucratividade acima da média. O estudo também revelou que, no caso da diversidade étnica e cultural, essa vantagem pode chegar a 36%, reforçando a relação direta entre diversidade nas lideranças e melhor desempenho financeiro.

Apesar dos benefícios apontados pelo relatório, a realidade de muitas empresas ainda está longe de contabilizar esse avanço. “As pessoas muitas vezes acham que um ambiente diverso ou uma empresa diversa automaticamente significa que aquela empresa é inclusiva; esses dois termos, em muitas oportunidades, não andam juntos”, afirma Lara Gurgel, Diretora Executiva do Instituto de Relações Governamentais (IRELGOV), que participará como palestrante do Fórum.

A programação do encontro inclui painéis sobre governança na gestão da diversidade nas empresas e resiliência em tempos de crise, com aprendizados das big techs, além de uma sessão que aborda como as lideranças podem manter a agenda de diversidade em meio ao cenário atual de retrocessos globais.

Nesse contexto, Lara lembra que a discussão vai além do ambiente corporativo. “Estamos vivendo um momento de resistência em várias partes do mundo, mas é justamente nesses cenários que se torna ainda mais importante reforçar o compromisso das lideranças com práticas inclusivas e sustentáveis”, adianta. A palestrante se refere ao chamado backlash global — movimento de reação contrária a avanços em diversidade, equidade e inclusão. Este tema também será um dos pontos em que a especialista em diversidade, equidade e inclusão chamará as pessoas para refletirem durante o Fórum.

Além de Lara, o evento contará com a participação de Hilton Nascimento, diretor-presidente da CCBC e CEO da Worten Group; Anouk Bergeron-Laliberté, cônsul do Canadá em São Paulo e coordenadora da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão da CCBC; Esther Nunes, presidente do Conselho Consultivo da CCBC e também coordenadora da Comissão; Veronica Vassalo, gerente de Diversidade e Inclusão do Pacto Global da ONU no Brasil; João Yosef Torres, sócio fundador da Mais Diversidade; e Debora Gepp, gerente de Diversidade e Inclusão na Thomson Reuters e cofundadora da Rede Brasileira de Mulheres LBTQ.

A edição de 2024 teve como foco a equidade de gênero em cargos de liderança e a criação de ambientes de trabalho mais inclusivos para pessoas neurodivergentes e diferentes gerações. Neste ano, o objetivo é ampliar o diálogo, incentivando lideranças a assumirem papel ativo diante das resistências a avanços já conquistados.

O Fórum conta com patrocínio da Travelplus, agência especializada em soluções de viagens corporativas, da Brookfield, empresa global de gestão de ativos e investimentos, e da Lundin Mining, companhia multinacional de mineração. As inscrições podem ser feitas pelo link do Sympla.

Desenvolvido por Web em Ação