CAM / CCBC

Login para acesso restrito

conteúdo exclusivo p/ associados
PT    |    EN    |    FR
Icone CCBC

Agenda

Eventos e Programações

Icone CCBC

Newsletter

Receba nossas news

* Campos de preenchimento obrigatório
Inscrever-se
Descadastrar

Brasil: a hora dos investidores

 

Qual o atual cenário mundial hoje, para investidores internacionais?

 O mundo desenvolvido - EUA, Europa, Japão, os países membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) - vem enfrentando um período de grande dificuldade de expansão econômica, com taxas de crescimento reduzidas. O desemprego em países como os EUA se mantém estável, porém não apresenta grandes melhoras, e as políticas monetárias destes países têm resultado em taxas de juros muito baixas ou até mesmo taxas de juros negativas. Esse fenômeno não incentiva o crescimento econômico e muito menos investimentos. Com isso em mente, e à caça de retornos atraentes, o investidor fica automaticamente voltado para os países onde acontecem esses grandes pulos de desenvolvimento. Em outras palavras, por mais de uma década a atenção tem se voltado para os países como os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), bem como para alguns outros países com nível de desenvolvimento similar, como México e Turquia, que também demonstram taxas de crescimento interessantes e muitas oportunidades de negócios.

Diante deste contexto, no qual você citou vários países, qual o diferencial do Brasil para investidores?

 A atual conjuntura, tanto da economia global como a brasileira, juntamente com o atual cenário político nacional, apresenta uma oportunidade que vejo como única para o investidor estrangeiro. Os investidores de peso ao redor do mundo estão de olho no Brasil, esperando a estabilização do novo governo. É sabido que o nosso potencial é muito grande, essencialmente continental. Na prática, o que acontece com a situação brasileira é uma combinação de fatores. O Brasil é um país que tem demonstrado ter instituições que funcionam, independentes, e onde as leis e os processos são geralmente respeitados, o que é essencial para o investidor estrangeiro. Além disso, o país oferece a possibilidade de grandes retornos, tanto pelo próprio nível de desenvolvimento, como pelo tamanho da população, especialmente da classe média - atual e potencial.

 A instabilidade política que vivenciamos é um problema para os investidores?

Sim, os grandes investidores estrangeiros se preocupam com os riscos relacionados à política brasileira, que se desdobram em riscos econômicos. Devido à crise política, muitas ações ficaram suspensas nos últimos anos. Porém, acredito que o maior risco já passou. O Brasil cruzou uma linha que não tem volta, é um processo irreversível e, assim, o risco político parece ser mitigável e reduzido. Da mesma forma, o risco econômico atual e de curto prazo é pequeno, pois o pior que tinha para acontecer já aconteceu.

Sob o ponto de vista econômico, como você enxerga as oportunidades para os investidores?

Essa instabilidade vivenciada agora é momentânea e necessária para a governabilidade futura e transparência exigida globalmente. Se analisarmos o ciclo econômico brasileiro, observamos que esta retração econômica está sendo justamente acentuada pela própria crise política. E, dado que essa crise política é passageira, ela resulta em uma oportunidade de retorno ao investimento muito rápida, porque com a resolução da crise política, que dá sinais de estar chegando próxima do fim, a própria retomada da economia tende a voltar mais rapidamente a um patamar de sincronia com o resto da economia mundial, com oportunidades de ganhos. O Brasil, na atual conjuntura, é um país muito atrativo justamente por estar passando não por uma crise, mas por duas crises simultâneas. E as empresas que tirarem vantagem deste momento vão estar, com certeza, na frente das empresas que recuarem desse momento particular da história brasileira.

Quais oportunidades se destacam hoje para investidores canadenses?

 Atualmente, o interesse canadense no Brasil está voltado para várias áreas, mas poderia destacar a área de tecnologia, especialmente dos setores da saúde e bancário, e também da educação. É um momento no qual quem tirar vantagem vai colher incontáveis frutos lá na frente.

 



A republicação e divulgação de conteúdos públicos são permitidas, desde que citados fonte, título e autor. No caso dos conteúdos restritos, não é permitida a utilização sem autorização do responsável. É totalmente livre a citação da URL do Portal (http//www.ccbc.org.br) em sítios e páginas de terceiros.
© 2014 / 2017 - CCBC - Todos os direitos reservados.
by Tendenza Tecnologia